Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Monday, July 1

CELTA - Certificate in English Language Teaching to Adults


Ensinar Inglês como segunda língua pode vir a ser uma carreira muito recompensadora e, inclusive, proporcionar a oportunidade de viver e trabalhar no estrangeiro. Para tal, é necessária qualificação para a docência que seja reconhecida internacionalmente. O CELTA – uma qualificação reconhecida em todo o mundo – proporcionará as competência necessárias e ajudará a conseguir trabalho em qualquer parte do mundo.

O que é o CELTA?
É a qualificação inicial para aqueles com pouca ou nenhuma experiência docente e que abre portas para novas oportunidades nesta área. Por ser uma certificação emitida pela Cambridge ESOL, uma instituição que faz parte da reconhecida Universidade de Cambridge, pode confiar na sua qualidade e no seu reconhecimento internacional.

O CELTA pode ser realizado no Módulo 1 do Certificate in Further Education Teaching Stage 3 with the Certificate for ESOL Subject Specialists, que é a qualificação para professores que queiram especializar-se no ensino de Inglês (Further, Adult e Community Education) na Inglaterra e no País de Gales.
Todos os anos, mais de 10 mil pessoas completam com sucesso um curso de CELTA.

Como é que o CELTA se relaciona com o TESOL/TEFL?
O TEFL ou o TESOL correspondem a siglas frequentemente utilizadas para descrever os certificados para professores de Inglês. O CELTA é a qualificação inicial em TESOL/TEFL mais famosa e conhecida mundialmente, e previamente era conhecida como CTEFLA e o RSA Certificate.

A quem se destina o CELTA?

Para aqueles que estiverem a iniciar a carreira de professor de Inglês
Se estiver a pensar seguir a carreira de professor de Inglês e considera a hipótese de trabalhar noutro país, o CELTA é a qualificação que proporciona esta oportunidade. Ou, então, se for formado na área e agora procura uma base sólida nos conhecimentos da prática do ensino de Inglês e que lhe dê confiança para estar perante uma turma.

Para aqueles que pretendem uma mudança ou uma pausa nas suas actividades profissionais
Cada vez mais, os candidatos do CELTA são profissionais que procuram novas oportunidades de trabalho, ou, então, desejam fazer uma pausa na sua carreira actual. Muitos ambicionam oportunidades de viver e trabalhar no estrangeiro. Se desejar leccionar Inglês, por pouco ou muito tempo, o CELTA dá-lhe a qualificação necessária para adaptar-se aos desafios de uma profissão dinâmica.

Para aqueles que leccionam Inglês e não têm qualificações formais
O CELTA também pode ser uma qualificação muito útil para os professores que tiveram poucas oportunidades de fazer formação na área. Ele ajudará a aperfeiçoar a sua prática docente, a consolidar as suas competências e poderá, também, contribuir para que consiga uma promoção ou um emprego melhor.

Para aqueles que desejam trabalhar na Inglaterra e no País de Gales em Further, Adult e Community Education

O CELTA é o Módulo 1 de um curso de dois módulos que confere as seguintes qualificações:
·         Certificate in Further Education Teaching at Stage 3
·         Certificate for ESOL Subject Specialists.

Estas qualificações estão de acordo com os requisitos de formação de professores exigidos, pelo Reino Unido, daqueles que desejam trabalhar neste sector.

Em que consiste o CELTA?
O curso CELTA é oferecido em regime intensivo (geralmente de quatro a cinco semanas) ou, então, mais alargado (de alguns meses a um ano). Com o curso que escolher:
·         aprenderá os princípios de um ensino eficaz;
·         desenvolverá competências práticas para ensinar Inglês a adultos;
·         ganhará experiência concreta no ensino;
·         sentir-se-á mais confiante.
Existem cinco unidades de aprendizagem principais:
·         alunos e professores;
·         o contexto ensino-aprendizagem;
·         análise e consciência linguística;
·         avaliação das quatro competências: leitura, expressão escrita, compreensão do oral e expressão oral;
·         planificação e recursos para diferentes contextos.
A avaliação será contínua durante todo o processo e não existe um exame final. Um examinador externo, indicado pela Cambridge ESOL, será o moderador de cada um dos cursos. Existem dois componentes de avaliação.

1. Prática docente
Os candidatos devem leccionar aulas num total de seis horas a dois grupos de alunos, separados em dois níveis diferentes. A avaliação será baseada no desempenho geral do professor no final deste período.

2. Trabalhos escritos
Deverá realizar quatro trabalhos escritos sobre: a aprendizagem dos adultos, o sistema linguístico de Inglês, as competências linguísticas e, por último, sobre o ensino em sala de aula.
Para receber o certificado, é necessário ser aprovado nos dois componentes. Existem três classificações: Pass, Pass B e Pass A.

Para aqueles que desejam leccionar Inglês para crianças, sugerimos o CELTYL (Certificate in English Language Teaching to Young Learners).
Existe também a modalidade de extensão de YL do CELTA, para os professores que já obtiveram o CELTA.

Quais as instituições que reconhecem o CELTA?
O CELTA é reconhecido internacionalmente por instituições que empregam professores de Inglês. Foi reconhecido pela Qualifications and Curriculum Authority (QCA) como qualificação em Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. A Cambridge ESOL também trabalha com organizações internacionais especializadas em ensino de Inglês para fortalecer o reconhecimento do CELTA internacionalmente.

Reúno as condições para me inscrever?
As condições ideais para se inscrever são as seguintes:
·         ter uma educação equivalente àquela exigida para acesso no ensino superior;
·         ter 20 anos ou mais;
·         ter um nível de Inglês que o habilite a leccionar este idioma em diferentes níveis.
O centro pode aceitar a inscrição daqueles que não cumpram todos os requisitos se for demonstrado que esses candidatos são capazes de concluir o curso com sucesso. É uma decisão que cabe ao centro. Em alguns deles, são aceites estudantes entre os 18 e 20 anos.

O que devo fazer para me inscrever?
Os cursos do CELTA são elaborados pelos centros com base nas especificações estabelecidas pela Cambridge ESOL. Eles estão disponíveis em mais de 286 centros autorizados em 54 países, oferecendo um total de quase 900 cursos do CELTA todos os anos. Entre em contacto com o centro da sua preferência para obter mais informações sobre o curso.

Central Blogs
 
Ir ao TOPO!