Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Tuesday, September 11

Regras para ser fluente definitivamente


1. Não estude gramática
Esta regra pode soar estranho para muitos estudantes de línguas, mas é uma das regras mais importantes. Se você quer passar nos exames, então estude gramática. No entanto, se você quer se tornar fluente em línguas estrangeiras, então você deve tentar aprender ela sem estudar a gramática. 

Estudar gramática só vai te atrapalhar e confundir, ao principio. Você vai pensar sobre as regras ao criar frases em vez de, naturalmente, dizer uma frase como um nativo. Lembre-se que apenas uma pequena fração dos falantes nativos sabem mais do que 40% de todas as regras gramaticais. Muitos estudantes de línguas sabem mais gramática do que falantes nativos. 

Eu posso confidenciar isto com minha experiência. Eu sou um falante nativo de outras línguas e tenho ensinado Línguas há mais de 20 anos. No entanto, muitos dos meus alunos sabem mais detalhes sobre a gramática do Inglês do que eu. Eu posso facilmente procurar a definição e aplicá-la, mas eu não tenho isso gravado na minha cabeça. Em contrapartida, eu muitas vezes conheço mais gramática Portuguesa que muitos de meus alunos Brasileiros. 

Costumo perguntar aos meus amigos nativos algumas questões de gramática, e só alguns deles sabem a resposta correta. No entanto, eles são fluentes nessa língua e podem ler, falar, ouvir e se comunicar eficazmente. Você quer ser capaz de recitar a definição de um verbo causativo, ou você quer ser capaz de falar essa língua fluentemente? 


2. Aprenda e estude frases
Muitos alunos aprendem vocabulário e tentam colocar as palavras juntas para criar uma frase apropriada. Espanta-me quantas palavras alguns dos meus alunos sabem, mas eles não são capazes de criar uma frase apropriada. A razão é porque eles não estudaram frases. Quando as crianças aprendem uma língua, elas aprendem as palavras e as frases junto. Você precisa aprender da mesma forma, ou seja, estudar frases. 

Se você sabe 1000 palavras, você pode não ser capaz de dizer uma frase correta. Mas se você souber 1 frase, você pode fazer centenas de frases corretas. Se você sabe 100 frases, você ficará surpreso quantas frases corretas você será capaz de dizer. Finalmente, quando você souber 1000 frases, você será quase fluente nessa língua que está estudando. 

E por favor . . . não traduza !!

Quando você desejar criar uma frase, não traduza as palavras através da sua língua materna. A ordem das palavras e o sentido é completamente diferente e, provavelmente, fazendo isso será lenta e incorreta. Em vez disso, aprenda expressões e frases, dessa maneira você não precisa pensar sobre as palavras que você está dizendo. Isto deve ser automático. 

Outro problema com a tradução é que você vai tentar incorporar as regras de gramática que você aprendeu. Traduzir e pensar sobre a gramática para criar frases em outra língua é incorreto e deve ser evitado. 

3. Ler e ouvir NÃO é suficiente. Pratique falando o que você ouve!
Ler, ouvir e falar são os aspectos mais importantes de qualquer idioma. O mesmo aplica-se para todas as outras línguas. No entanto, falar é o único requisito para ser fluente. É normal que os bebês e as crianças aprendam a falar primeiro, tornam-se fluente, e em seguida, iniciam a leitura e a escrita. Portanto, a ordem natural é ouvir, falar, ler e depois escrever. 

Primeiro Problema
Não é estranho que as escolas no mundo inteiro ensinam primeiro a ler, depois a escrever, depois escutar, e finalmente a falar? Embora seja diferente, a razão principal é porque quando você aprende uma segunda língua, você precisa ler o material para compreender e aprender. Apesar de a ordem natural ser ouvir, falar, ler, escrever, os estudantes de línguas aprendem a ler, ouvir, falar e a escrever. 

Segundo Problema
A razão pela qual muitas pessoas podem ler e ouvir é porque é isso que elas praticam. Mas, para falar fluentemente outra língua, você precisa praticar falando. Não pare no exercício de áudio, e quando você estudar, não ouça apenas. Repita em voz alta o material que você esta ouvindo e pratique. Pratique falando em voz alta até que a sua boca e o seu cérebro possam fazê-lo sem qualquer esforço. Ao fazer isso, você será capaz de falar fluentemente. 

4. Mergulhe
Ser capaz de falar uma língua não está relacionada a quão esperto você é. Qualquer pessoa pode aprender a falar qualquer língua. Este é um fato comprovado por todos no mundo. Cada um pode falar pelo menos uma língua. Não importa se você é muito ou pouco inteligente, você é capaz de falar uma língua. 

Isto é alcançado quando você está ao redor da língua o tempo inteiro. No seu país, você escuta e fala a sua língua toda hora. Você irá notar que os estudantes que falam melhor uma língua estrangeira, são aqueles que estudam numa escola onde as pessoas falam essa língua o tempo todo. Elas não falam Inglês (ou outra língua) porque estudam numa escola onde as pessoas falam Inglês, mas porque elas estão num ambiente onde as pessoas ao redor delas falam Inglês o tempo inteiro. 

Há também algumas pessoas que estudam fora e aprendem muito pouco. Isso acontece porque elas foram para uma escola onde as pessoas falam na língua que estão querendo aprender, mas fez amizades com pessoas do seu próprio país e não praticaram a língua do curso. 

Você não precisa ir a lugar nenhum para falar outra língua fluentemente. Você só precisa por essa língua dentro de você, ao seu redor. Você pode fazer isso combinando com os seus amigos para conversar somente em essa língua. Você pode também carregar o seu iPod e ouvir sempre frases em a língua que estuda. Como você pode ver, você pode atingir os seus objetivos mudando o que está ao seu redor. Mergulhe na língua que estuda e você irá aprender muito mais rápido. 


5. Estudar o material adequado
Uma frase comum que está incorreta é, "A Prática torna perfeito". Isto está longe de ser verdade. Prática somente faz o que você está praticando permanente. Se você pratica a frase errada, você irá falar perfeitamente a frase errada. Portanto, é importante que você estude um material que é utilizado pela maioria das pessoas. 

Outro problema que eu vejo é que muitos estudantes estudam notícias. Entretanto, a linguagem que eles falam é mais formal e o conteúdo é mais político e isto não é utilizado na vida real. É importante entender o que eles estão falando, mas isto é uma lição mais avançada que dever ser estudada depois de aprender o fundamento da língua em questão. 

Estudar línguas com um amigo que não é nativo é ao mesmo tempo bom e ruim. Você dever ter conhecimento dos prós e contras ao falar com um amigo que não é nativo. Praticando com um não nativo vai lhe dar prática. Vocês podem motivar um ao outro e apontar erros básicos. Mas vocês podem pegar maus hábitos um do outro se não tiver certeza sobre qual frase está certa ou errada. Portanto, use este tempo para praticar o material certo que você estudou. Não para aprender como falar uma frase. Em pouco tempo, estude um material em que você confia, que é usado normalmente e que está correto. 

Resumo 
Estas são as regras que vão ajudar você a atingir a sua meta de falar uma nova língua fluentemente. Todos os ensinamentos e lições que sempre escrevo no Blog, seguem este método, então você têm todas as ferramentas necessárias para atingir o seu objetivo !!

Prof. Hugo


 
Ir ao TOPO!