Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Thursday, May 16

Os verbos pronominais



Esse post foi feito para apresentar os verbos pronominais na língua francesa. A definição de verbos pronominais é a mesma que em português.

Caso você não se lembre (eu não lembrava antes de estudá-los no francês), aqui vai: Os verbos pronominais são aqueles que o sujeito faz e sofre a ação. Por exemplo, quando você se lava, você é a pessoa que lava e ao mesmo tempo é a pessoa que é lavada. Então se lavar é um verbo pronominal no nosso amado português. Simples assim.
O se que aparece ali existe também no francês, e se chama pronome reflexivo. Esse pronome é diferente para cada sujeito, é colocado em frente ao verbo e indica que o mesmo é pronominal. Passando nosso exemplo para o francês, ai vai a conjugação do verbo se laver.


Se laver – Se lavar
Je me lave
Nous nous lavons
Tu te laves
Vous vous lavez
Il, elle, on se lave
Ils, elles se lavent
Particípio do passado: se lavé

Me vira m', te vira t' e se vira s', antes de verbos começando com vogais ou h mudo. Um exemplo:

S'habiller– Se vestir
Je m'habille
Nous nous habillons
Tu t'habilles
Vous vous habillez
Il, elle, on s'habille
Ils, elles s'habillent
Particípio do passado: s'habillé

A negação dos verbos pronominais se dá da seguinte forma. Colocamos o ne antes do pronome reflexivo e o pas após o verbo. Exemplo:

Je ne me rase pas. (eu não me barbeio.)

A seguir, uma lista de alguns verbos reflexivos:

S'appeler – Se chamar
Se coucher – Se deitar
S'amuser – Se divertir
Se dépêcher – Se apressar
S'énerver – Se irritar
S'arrêter – Parar
Se lever – Se levantar
Se souvenir de – Se lembrar de
Se taire – Se calar 


Central Blogs
 
Ir ao TOPO!