Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Tuesday, April 16

Ser fluente é mais fácil do que imagina


Olá amigos,

Meu nome é Hugo Henrique, sou gringo e professor de idiomas desde 1990. Eu sou um PT, quer dizer, um “Perpetual Traveler” – a versão moderna de um nômade, e já viajo o mundo faz mais de 20 anos. Durante esse tempo, aprendi cinco idiomas diferentes (claro, em vários graus de fluência). Em todos esses idiomas consigo manter uma conversa, e alguns deles eu consegui aprender em poucos meses.

Eu hoje quero te dar algumas dicas para acelerar os teus estudos também. Pois aprender um idioma não precisa ser aquele processo demorado que custa anos e anos, milhares de reais e muita paciência.

Pode ser um processo divertido, e o sucesso pode ser atingido mais rapidamente do que as pessoas geralmente acham. Eu também demorei alguns anos para aprender a minha *primeira* língua estrangeira (kkkk). Mas com o tempo, descobri algumas estratégias e táticas que facilitam o processo bastante.

E olha, tem uma coisa que você precisa saber sobre o processo do aprendizado. E isso acontece com qualquer coisa que a gente aprende, não apenas com os idiomas: A gente sempre passa pelos “Quatro Estágios da Competência”.

Em primeiro lugar, se você é um iniciante agora, não se preocupe. A boa notícia é que ainda não existe nenhuma informação errada no seu cérebro. E no final das contas, é mais fácil desenhar numa folha de papel em branco do que numa que alguém já desenhou alguma coisa!

Mas independente do nível que você já atingiu, você sempre vai passar por quatro fases de aprendizado. Pelos quatro estágios da competência. Isso acontece com TUDO que a gente aprende na vida. E também com os idiomas. Vamos analisar essas quatro fases:

1. Incompetência inconsciente
Antes de começar a aprender uma nova habilidade, você é incompetente… Mas tem uma coisa a mais: Você nem está mesmo consciente da sua própria incompetência. Você não sabe o que fazer… mas você também não sabe o quanto você não sabe!
Em termos de idiomas, isso significa que a única coisa que você percebe sobre uma língua estrangeira é a seguinte: Você não a fala. Mas você não tem nem ideia da gramática, por exemplo. Você nem sabe dos desafios ainda. Além de não saber a gramática, você nem sabe de todas as coisas que você não sabe… O caminho está completamente na escuridão.

2. Incompetência consciente
Uma vez que você começar a estudar o novo idioma, você percebe que há muito a aprender. Mais do que pareceu à primeira vista. De repente você está dolorosamente consciente de que não é apenas uma questão de aprender algumas palavras. Há preposições e pronomes e substantivos e adjetivos e subjuntivos e tempos e conjugações. E um milhão de outras coisas diferentes.

O caminho à frente já não está mais na escuridão… Mas ele parece um caminho longo e intimidante. Muitos alunos desistem neste ponto, ou eles se desanimam tanto que progridem muito lentamente. Mas quando a gente percebe que o progresso é rápido e que a gente está chegando perto de atingir a nossa meta, é muito mais fácil ficar motivado. Mas não se preocupe. É só tomar esse caminho em pequenos pedaços – assim você chega lá, e rapidamente.

3. Competência consciente
Depois de praticar a língua por um tempo, você começa a melhorar bastante. Você está aprendendo cada vez mais palavras, você está começando a formar frases, e você já pode entender o que as pessoas estão falando. Você pode até escrever e-mails numa língua estrangeira, e ler livros. E talvez você até já esteja começando a manter uma conversa.
Mas você ainda está muito consciente de tudo que está fazendo… O caminho não está na escuridão, e você pode vê-lo… Mas você ainda tem que prestar muita atenção em cada passo, e tomar muito cuidado para não fazer nenhum erro. Falar o idioma requer toda a sua atenção consciente… E toda a sua concentração. Você provavelmente está pensando em português ainda, e traduzindo cada pensamento na língua estrangeira.

4. Competência inconsciente
Se você continuar os seus estudos neste momento, você vai ficar tão fluente e tão hábil que você pode fazer tudo certo. Sem sequer ter que pensar. Agora você está competente, mas você já se tornou inconsciente do que você está fazendo.

E olha, você já atingiu este nível na sua língua nativa: Quando você fala português, você utiliza as preposições corretas, sem sequer pensar nas regras. O caminho está na escuridão novamente, que nem no início. Mas dessa vez, você o conhece tão bem que você pode caminhar com os olhos vendados, sem problemas. Quando você chega neste ponto, você começa a pensar na língua estrangeira em vez de traduzir mentalmente. A partir deste momento, você também começa a sonhar na língua estrangeira. Este é o último nível de habilidade: a competência inconsciente.

Uma Coisa Importante:

Tem mais uma coisa importante que você precisa saber: Não é só a língua *inteira* que passa por essas quatro fases, senão TUDO que você aprende. Quando você aprende uma nova regra gramatical, primeiro você vai ser inconscientemente incompetente enquanto à aplicação dessa regra. Depois, você se torna consciente da sua incompetência, antes de atingir a competência. E finalmente, você vai aplicar a nova regra corretamente e sem mesmo ter que pensar.

E a maneira de avançar de uma fase para a próxima é simples: REPETIÇÃO !!

Como os americanos dizem: “repetition is the mother of skill” – a repetição é a mãe das habilidades. E isso é o motivo porque é tão importante fazer exercícios que treinam as mesmas habilidades várias vezes.

Os americanos têm uma palavra para isso também: “(to) drill”, ou seja… “furar” a nova habilidade na nossa mente. Mas ó… Cuidado! Isso não quer dizer que você deve fazer o mesmo exercício muitas vezes. Você deve, mais bem, fazer muitos exercícios diferentes que treinam a mesma habilidade.

Pense nas últimas cinco coisas que você aprendeu. Qual delas já é fácil para você – tão fácil que você nem precisa pensar mais? E qual ainda é tão difícil que você nem enxerga o caminho inteiro ainda? Vale a pena ficar consciente desse processo, pois assim você sempre sabe onde você está e para onde você está indo.

Bom, essas foram minhas dicas para quem ainda está tentando decolar com o aprendizado de uma língua estrangeira.

E lembre sempre . . . que para aprender uma nova língua necessita stay tuned (se liga aí). Não desista nunca.

É só isso amigos. Abraços !!



Central Blogs
 
Ir ao TOPO!