Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Monday, February 16

Plural dos substantivos terminados em –e



Ciao ragazzi! Tutto a posto?  

A nossa dica de hoje é sobre os substantivos italianos terminados em –e. Prestem muita atenção, pois é muito comum que os falantes de português errem na hora de fazer a concordância, seja em número, seja em gênero, porém nada que um pouco de estudo não possa resolver. Andiamo! Os substantivos que no singular terminam em –e ao passar para o plural mudam a desinência para –i, seja no masculino, seja no feminino.

Singular
Plural
-e
masculino
feminino
-i
-i

Substantivos masculinos
Il giudice              i giudici  (o juiz, os juízes)
Il padre                i padri  (o pai, os pais)
Il ponte                i ponti   (a ponte, as pontes)

Substantivos femininos
la legge                 le leggi  (a lei, as leis)
la canzone          le canzoni   (a cancão, as canções)
la madre             le madri   (a mãe, as mães)
Os substantivos que terminam em –ie são invariáveis; somente os que listamos a seguir não mantêm a mesma forma no plural, flexionando-se em –i (embora existam as formas invariáveis, mas que não são muito comuns):
la moglie             le mogli
la superficie       le superfici
l’effigie                le effigi

Exercícios

Coloque as palavras a seguir no plural, prestando atenção nos artigos.
  1. Il leone
  2. Il ponte
  3. La canzone
  4. L’attore
  5. Il cane
  6. L’attrice
  7. Il mare
  8. L’elefante
  9. La volpe
  10. Il presidente
Arrivederci e buono studio!



Central Blogs
 
Ir ao TOPO!