Essa frase sempre me impressionou pela sua sonoridade, e quando decidi morar no Brasil, foi uma dos primeiros significados que eu quis aprender ao chegar aqui.
Mais para minha surpresa, foi muito difícil saber seu significado, já que a maioria das pessoas as que eu perguntava, não tinham a menor ideia do que esse frase significava, e sendo extranhamente o nome de uma famosa música que Vinicius de Moraes gravou junto a Toquinho lá nos inícios dos anos 80.
Perguntando sempre, um dia cheguei a ter essa resposta que eu desejava, na boca de um amigo Baiano (obg. Luiz) que com muitos detalhes me explicou seu significado. Vamos lá !!
A atriz baiana Gesse Gessy, casada com Vinícius de Moraes, foi quem apresentou a ele a cultura do Candomblé, apresentando-o à Mãe de Santo Menininha do Gantois.
Foi esta mulher, de origem africano, que para divertir a Vinicius foi ensinando-lhe xingamentos em Nagô, entre eles a famosa frase “Tonga da Mironga do Cabuletê”, que significa “o pêlo do cu da mãe”. Esse mote anal e seu sentimento de rebeldia para com as forças armadas desse momento (ditadura) inspiram ao poeta na criação da música que levaria esse mesmo nome.
Com Toquinho, Vinícius compõe a canção para apresentá-la no Teatro Castro Alves.
Era a oportunidade de xingar os militares sem que eles compreendessem a ofensa.
E o poeta ainda se divertia com tudo isso: “Te garanto que na Escola Superior de Guerra não tem um milico que saiba falar nagô”, sempre repetia Vinicius.
Bom, esse é o significado e o origem da famosa TONGA DA MIRONGA DO CABULETÊ, criação musical de Vinicius e Toquinho, inspirado num xingamento do dialeto africano NAGÓ.
Obg e até mais !!
Hugo