Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Tuesday, November 29

La liaison

A ligação permite evitar os hiatos (contato entre duas vogais). Ela também permite resolver algumas ambiguidades gramaticais, como, por exemplo, precisar se se trata de um singular ou de um plural.

REGRAS

É impossível dar todas as regras concernentes à ligação, mas algumas são unanimemente aceitas.  A ligação é geralmente obrigatória no interior de um grupo nominal ou de um grupo verbal (e não entre esses dois grupos). Não há ligação se as palavras são separadas por uma vírgula. 
No grupo nominal, a ligação é obrigatória:
  • Após aux, ces, des, les, mes, tes, ses, nos, vos, leurs, quels, quelles e após, un, mon, ton, son.
Aux armes!
(ôZárme)

Les enfants et leurs amis
(leZãnfãn e lérZami)

  • Após adjetivos numerais, como deux, trois, six, dix, vingt, cent.
J'ai deux amours, Dieu et la religion
(jé dêeZamur, Diêe e la religion)

  • Entre um adjetivo (aucun, autres, certains, plusieurs, quelques, mêmes, etc.) e um nome, e  entre um advérbio e um adjetivo.
Un petit ami, un grand arbre, un bon orateur
(ãn pətiTami, un grãnTarbr, ãn bõNoratér)

No caso dos adjetivos que terminam por uma vogal nasal, esta vogal torna-se frequentemente oral com a ligação.

En plein air
(ãn plaNér)

Le Moyen Âge
(lə muáiãNágə)

  • Após en e quant:

 En hiver
(ãNivÊ)

Quant à moi
(quãnTa muá)
  • Em um grupo verbal, ela é obrigatória após os pronomes on, en, ils, elles, nous, vous, quels, quelles:
Ils ont de la chance
(ilZõn də  la chãnc)
  • Quando o pronome é inverso e ligado ao verbo por um traço:
Allez-y
(alêZi)
  • A ligação também é obrigatória após rien:
 Rien à faire

(riãNàfér)
 
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