Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Tuesday, November 27

Dicas para viajar a França


- Preciso de visto pra viajar pra França?
Não, a não ser que sua viagem dure mais de 3 meses. Mas atenção, o passaporte precisa estar com validade de no mínimo 6 meses.

- Vou ter problema na imigração?
Provavelmente não. A França é mais amigável com brasileiros do que a Espanha, Portugal ou Reino Unido. Já perdi a conta de quantas idas e vindas fiz entre a França e o Brasil e até hoje nunca me amolaram. Mas como um viajante prevenido vale por dois, procure algumas formalidades que eles podem exigir.

- Como ir e voltar do aeroportos de Paris?
Existem várias opções, mas a melhor depende de cada situação. 

- Qual a melhor época do ano para viajar?
Depende. A alta temporada em julho e agosto tem os meses mais quentes e os dias mais longos (só anoitece lá pelas 22h), mas também é quando tudo fica mais caro e cheio de gente. Gosto muito de viajar na primavera (abril-maio) ou outono (setembro-outubro) quando as temperaturas estão mais amenas e os lugares mais tranquilos. Viajar no inverno também é legal, principalmente para quem quer esquiar ou ver a neve. Não tenha medo do frio: estando bem equipado, a temperatura baixa não vai atrapalhar seu passeio.

- Como saber se meu hotel em Paris é bem localizado?
O melhor jeito de saber é pesquisar muito na Internet ou contar com a experiência de alguém que já foi. Confira algumas dicas neste post: Os melhores lugares para se hospedar em Paris

- Qual o melhor meio de transporte pra um roteiro no interior da França?
A França é um país relativamente pequeno, com estradas ótimas e uma das melhores redes de transporte ferroviário do mundo. Portanto, a melhor maneira de viajar na minha opinião é de trem ou carro, dependendo do destino e dos integrantes da viagem (viajar com a família é bem mais tranquilo de carro, já um casal com poucas malas viaja melhor de trem). Colocaria o avião em último lugar: você chega mais rápido de trem e a viagem é mais tranquila. Sem falar que não é no Brasil que você vai andar de trem-bala tão cedo!

- Vou poder dirigir com minha carteira de motorista brasileira?
Sim. De experiência própria, não é preciso carteira internacional para dirigir na França. Os brasileiros têm o direito de alugar carro e dirigir com a CNH durante qualquer estadia inferior a 1 ano.

- O que vale a pena comprar?
Não diria isso há uns dois anos atrás, mas atualmente a resposta é: TUDO! Percebi na minha última viagem ao Brasil que os preços das coisas estão completamente sem noção. Antes levava muamba do Brasil pra França, agora é o contrário. Os preços aqui estão mais ou menos equivalentes aos dos Estados Unidos, inclusive para eletrônicos, só um pouquinho mais caro dependendo das flutuações cambiais. O segredo é pesquisar.

- É verdade que os franceses são grossos?
Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: francês e parisiense são duas coisas distintas. A maioria das pessoas só conhece Paris e às vezes sai de lá com uma impressão negativa da França inteira. Na verdade, até os franceses da province (interior da França) consideram que os parisienses são muito estressadinhos. Isso não quer dizer que você vai ficar levando fora o tempo todo. Na França, como em qualquer outro lugar, tem gente boa e gente chata, gente solícita e gente aproveitadora. Na minha primeira viagem a Paris fui super ressabiada, achando que ia levar toco a torto e a direito, só para me surpreender com gente oferecendo ajuda pra achar um endereço ao me ver procurando no mapa, puxando conversa no ônibus… como em qualquer outro lugar.

- Não sei falar francês. Vou passar aperto na França? Vão achar ruim se eu falar inglês?
A realidade é que os franceses são péssimos em qualquer língua estrangeira. Teoricamente, as pessoas que ganham a vida com turismo falam ao menos inglês e são treinadas para fazê-lo. Portanto, um recepcionista de hotel não vai estranhar se você chegar falando inglês. Já a abordagem com os habitantes é diferente: se você já chegar penguntando where is the Eiffel tower, não vai agradar. Tente o seguinte: Bonjour, je suis brésilien(ne). Je ne parle pas français. Parlez-vous anglais/espagnol? Você vai perceber que a acolhida já vai ser bem mais amigável, e provavelmente a pessoa vai se esforçar pra falar inglês ou um francês bem básico (até mímica vale)…

- É verdade que francês não toma banho?
Bom, aí a gente já entra na esfera íntima das pessoas. Não posso saber da vida de cada um, mas todo mundo que eu conheço aqui toma banho todo dia (ou pelo menos alega que sim). Entretanto, há outros quesitos de higiene que realmente são diferentes dos nossos. Vi uma pesquisa outro dia falando que a média de banhos por semana dos franceses é a maior da Europa. Sabe quem vinha em último lugar? Os belgas…


Central Blogs
 
Ir ao TOPO!