Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Wednesday, April 18

O Passé Composé com Avoir


Está na hora de apresentar a vocês o primeiro dos tempos passados no francês, o chamado passé composé.


A forma básica do passé composé é a seguinte:

Pronome + Verbo auxiliar conjugado no presente + Particípio do passado.

O verbo auxiliar pode ser tanto o verbo être como o verbo avoir, dependendo do verbo a ser conjugado. Nessa primeira parte, nos deteremos nos verbos que utilizam o avoir como auxiliar, que são a grande maioria. Os verbos que utilizam être serão tratados em outra postagem. Tanto o verbo être como o avoir utilizam o verbo avoir como auxiliar.

O particípio do passado é o que define qual verbo que estamos conjugando e você pode encontrá-lo ao fim de todas as tabelas de verbos aqui feitas.

Por exemplo, o verbo parler (falar), utiliza o verbo avoir como verbo auxiliar e tem particípio passado parlé, como você pode ver na tabela abaixo:


Parler – Falar
Je parle
Nous parlons
Tu parles
Vous parlez
Il, elle, on parle
Ils, elles parlent
Particípio do passado : parlé

Sua conjugação no passé composé então é a seguinte:


Parler – Falar (Passé composé)
J'ai parlé
Nous avons parlé
Tu as parlé
Vous avez parlé
Il, elle, on a parlé
Ils, elles ont parlé
Particípio do passado : parlé

Ou seja, o particípio do passado não muda conforme a pessoa, mas sim o verbo auxiliar. O passé composé é utilizado para descrever ações ou acontecimentos ocorridos no passado. É na verdade o equivalente do pretérito perfeito do português, sendo usado nos mesmos casos que este. Para quem não sabe do que eu estou falando, pretérito perfeito é: Eu comi, eu falei, tu foste, ele andou, e assim por diante.

A negação do passé composé se da colocando o ne e o pas entre o auxiliar do verbo:

- Je n'ai pas mangé. (Eu não comi.)

- Tu n'as pas acheté de la bière. (Você não comprou a cerveja.)


Para perguntas com inversão verbo-sujeito, a inversão se dá entre o verbo e auxiliar:

- As-tu acheté de la bière? (Você comprou a cerveja?)



Central Blogs
 
Ir ao TOPO!