Procurando...

Todos nós nascemos equipados para aprender um idioma. Algumas pessoas demoram mais para aprender, mas em algum momento elas aprendem. Nós temos diferentes tipos de inteligência, um bom professor vai assegurar-se de que o método utilizado dê, a todos os tipos de aprendizes, as chances necessárias de aprender do seu jeito próprio. Algumas pessoas são do tipo visual verbal (aprendem lendo), algumas são do tipo não-verbal/pictórico (aprendem melhor a partir de diagramas e fluxogramas, imagens), algumas são auditivas (aprendem ouvindo), algumas são cinestésicas (aprendem fazendo), essas pessoas têm que fazer alguma coisa enquanto estão estudando, pode ser um desenho ou fazendo anotações. Na verdade estas pessoas são aquelas que aprendem fazendo as coisas, elas saem montando o armário, ao invés de ler as instruções antes. O método tradicional de aprendizado de idiomas privilegia um tipo em detrimento do outro. Por isso alguns alunos são rotulados como maus alunos, ou seja, aqueles “que não têm jeito pra línguas. E agora... QUAL É SEU TIPO?

Linugox
Thursday, November 23

Estudar na Itàlia

Ciao a tutti


Queridos leitores, hoje abro um novo tema em nosso blog que interessa a praticamente todos os que gostam da língua Italiano: como estudar na Itália. 

Muitos alunos me perguntam sobre este assunto – desde como colocar suas crianças na escola até a escolha de uma universidade, e paralelo a isso, nos últimos anos o sistema de ensino italiano passou por profundas modificações, dificultando ainda mais o entendimento até mesmo do próprio povo italiano, sendo assim vou dividir o assunto para melhor entendimento de todos vocês :)
O SISTEMA DE EDUCACAO NA ITALIA
Na Itàlia a estrutura do sistema de ensino è bastante parecida com a estrutura do ensino brasileiro e compreende:
ISTRUZIONE PRESCOLASTICA
- Asilo Nido
- Scuola dell'infanzia (scuola materna).
ISTRUZIONE PRIMARIA (5 anos) – Obrigatòrio para crianças a partir de 6 anos
- Scuola elementare – Da 1ª a 5ª classe della scuola primaria.
ISTRUZIONE SECONDARIA (8 anos)
- Scuola Secondaria di primo grado (antigamente Media Inferiore) – 3 anos de duraçao;
- Scuola Secondaria di secondo grado (antigamente Media Superiore) – 5 anos de duraçao.
ISTRUZIONE SUPERIORE 
- Università
Segundo as informaçoes acima podemos concluir que um estudante brasileiro, atè chegar na universidade estudou:
- 9 anos de ensino fundamental
- 3 anos de ensino médio
Totalizando 12 anos de estudo (11 anos pelo antigo sistema).
Jà um estudante italiano, atè chegar na universidade cursou:
- 5 anos de escola elementar
- 8 anos de escola secondaria
Totalizando 13 anos de estudo.
Na Itàlia o ano escolar (anno scolastico) inicia-se em setembro e termina em junho do ano seguinte, tendo duas pausas:
Natal (Vacanze di Natale) – de 23 de dezembro a 7 de janeiro e
Pascoa (Vacanze di Pasqua) – de 5 de abril a 10 de abril.
EXEMPLO DO PERCURSO EDUCATIVO AQUI NA ITALIA
Utilizando o antigo exemplo do nosso casal Joao e Maria, imaginemos que o jovem casal tenha um filho chamado Giuseppezinho. Quando Giuseppezinho era bem pequenininho, seus pais precisavam trabalhar e por isso procuraram uma creche para que ele pudesse frequentar enquanto eles trabalhavam.
Na Itàlia creche chama-se Asilo Nido (que nao tem nada a ver com asilo para velhinhos como è conhecido no Brasil):

Um "asilo nido" geralmente è publico – cada cidade tem seu asilo, chamado comumente de asilo comunale (do comune) ou asilo statale (do estado). Os particulares sao chamados de asilo nido privato (da palavra privado).
Este tipo de estrutura è destinada para crianças a partir de 3 meses de idade atè os 3 anos – quando devem ser inscritas na pré-escola, ou Scuola dell'Infanzia:
Quando o Giuseppezinho estava pra completar seis anos de idade, Joao e Maria foram obrigados a inscreve-lo na Scuola Primaria – pois pelas leis italianas os pais sao obrigados a inscrever seus filhos no ensino primàrio quando estes completam os seis anos de idade. Como descobrir se uma escola é primària? Simples, vejam os exemplos abaixo:
Nas fachadas das escolas està escrito Scuole Elementare (nome històrico) ou como no caso abaixo jà com a nova denominaçao Scuola Primaria:
Seguindo com nossa història, quando Giuseppezinho terminou os 5 anos da scuola primaria, foi transferido para outra escola – sempre na mesma cidade, para que pudesse continuar seus estudos. Neste caso, dizemos que ele foi para a "Scuola Media":
E è na scuola media – agora conhecida como scuola superiore que o estudante italiano passa a maior parte da sua vida academica, afinal de contas è aqui que ele faz a superiore di primo grado durante 3 anos e depois inicia o ùltimo percurso antes da universidade, que sao os ùltimos 5 anos da superiore di secondo grado que è subdividido em Liceo, Istituto Tecnico e Istituto Professionale, mas sobre isso falaremos num pròximo post.
Abbracci a tutti e atè o pròximo post :)



Central Blogs
 
Ir ao TOPO!