Thursday, July 22

Saudade a palavra difícil de traduzir


A polêmica que gira em torno da palavra Saudade vem de longa data. Já falei sobre isso aqui no blog. Em inglês, o verbete citado anteriormente, pode ser entendido como miss (sentir falta) ou ainda homesick (sentir-se triste por estar longe de casa e da família).
Provavelmente existem diversas outras traduções, mas nenhuma delas têm a capacidade de substituir a palavra saudade com a mesma carga semântica. Posto isso, realmente não há um cognato perfeito. A saída, obviamente, é sempre usar o bom senso e buscar uma palavra com sentido aproximado para a situação.
De acordo com uma lista feita a partir da opinião de mais de 1000 tradutores profissionais, a palavra saudade, em português, é a 7ª palavra mais difícil de traduzir. A lista considera palavras de todos os idiomas. Confira abaixo o ranking:
1. “Ilunga” (tshiluba) – uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.
2. “Shlimazl” (ídiche) – uma pessoa cronicamente azarada.
3. “Radioukacz” (polonês) – pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência o domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro.
4. “Naa” (japonês) – palavra usada apenas em uma região do país para enfatizar declarações ou concordar com alguém.
5. “Altahmam” (árabe) – um tipo de tristeza profunda.
6. “Gezellig” (holandês) – aconchegante.
7. Saudade (português)
8. “Selathirupavar” (tâmil, língua falada no sul da Índia) – palavra usada para definir um certo tipo de ausência não-autorizada frente a deveres.
9. “Pochemuchka” (russo) – uma pessoa que faz perguntas demais.
10. “Klloshar” (albanês) – perdedor.

Tuesday, July 6

Ensinar Inglês para crianças é desafiador

Ensinar inglês para crianças é desafiador mas também recompensador. Antes de entrar em uma turma de crianças de 10 anos de idade, eu respiro fundo. Crianças não têm absolutamente nenhuma concentração ou atenção, e então eu digo para mim mesma para ir devagar antes de começar. Ensinar crianças requer paciência e uma capacidade para brincadeiras e diversão. Mesmo que pareça óbvio, um erro comum é pensar que crianças são simplesmente ‘pequenos adultos!’ Isso certamente levará o professor ao caminho errado!

Aqui estão algumas dicas para ensinar inglês às crianças:
1. Envolva as crianças em atividades práticas: As mentes das crianças são incrivelmente abertas e eles aprendem absorvendo conceitos e ideias diretamente. As crianças precisam estar ativamente envolvidas. Faça os alunos sentarem-se e levantarem-se de suas cadeiras e moverem-se ao redor.  Cante, e jogue.
2. Evite falar por longos períodos de tempo. Isso faz o nível de energia da sala de aula cair mais e mais. Explique a atividade rapidamente e então dê a partida para ela. Mantenha a energia fluindo! Se a atividade planejada for um fiasco, parta para outra. Mantenha algumas atividades extras à mão com este objetivo. Crianças  precisam de muitos estímulos todo o tempo.
3. As crianças aprendem por meio da interação umas com as outras e com o professor. Tente conversar com cada criança individualmente. Sempre que possível, faça as crianças trabalharem em grupos ou em dupla.
4. Revisão, Revisão, Revisão. Nova informação é absorvida e tem um significado quando é relacionada à informação que os alunos já aprenderam. Rapidamente faça uma revisão de novos conceitos no começo de cada aula.
5. Encoraje os alunos a se corrigirem e a corrigirem os outros alunos.Auto-correção é uma parte importante da aprendizagem. Os alunos devem ser encorajados a perguntar, “Como estou indo?” e “Estou fazendo certo?” em um ambiente aberto e sem críticas. Crianças educadas em culturas autoritárias podem precisar de reforço e encorajamento adicional.
6. Use o que é aprendido em contextos diferentes. Quanto mais contextos usados, melhor, e quanto mais os contextos forem concretos e ‘realistas’, melhor. Faça-o real para os alunos falando sobre eles e sobre suas vidas.
7. Elogie, Elogie, Elogie. Encoraje e eduque as crianças de forma natural. A aprendizagem acontece quando os alunos estão motivados e sentem-se bem em relação a si mesmos.
Olhando para trás, os meus anos de ensino, levei um tempo para me acostumar com as aulas de crianças, mas foram as mais memoráveis e divertidas!